Pular para o conteúdo principal

Método Gráfico (parte 2) - Exemplo

Solução através do método gráfico o seguinte problema:

Maximizar Z = f(x,y) = 3x + 2y
sujeita às restrições: 2x + y ≤ 18
  2x + 3y ≤ 42
  3x + y ≤ 24
  x ≥ 0 , y ≥ 0

1.Inicialmente, o sistema de coordenadas da associação de um eixo com variável "X" e o outro o "Y" é desenhado (geralmente associa-se "x" em relação ao eixo horizontal e o "y" ao vertical), como pode ser visto na figura.

2.Nestes eixos, marca-se uma escala numérica apropriada aos valores que podem assumir as variáveis conforme as restrições do problema. Para isto, em cada restrição anulam-se todas as variáveis, exceto aquelas que correspondem a um eixo concreto, estabelecendo o valor adequado para este eixo. Este processo é repetido para cada um dos eixos.

3.As restrições são representadas a seguir. Primeiramente, desenha-se a reta que é obtida ao considerar a restrição como uma igualdade. Ela é representada como o segmento que une A com B e região que delimita esta restrição é indicada pela cor AMARELA. O processo é repetido com as outras restrições, ficando delimitada a região de cor AZUL e VERMELHO para a segunda e terceira restrição respectivamente.

4.A região viável é a interseção das regiões definidas tanto pelo conjunto de restrições, como pelas condições de não negatividade das variáveis, ou seja, ambos os eixos de coordenadas. Tal região viável é representada pelo polígono O-F-H-G-C, de cor VIOLETA.

5.Como existe uma região viável, passamos a determinar os seus pontos extremos, ou vértices do polígono que representa. Esses vértices são os pontos candidatos a soluções ótimas. Neste exemplo são os pontos O-F-H-G-C da figura.

6.Finalmente, a função objetivo (3x + 2y) em cada um destes pontos (resultado determinado na tabela abaixo) é avaliada. Como o ponto G fornece o maior valor para a função Z e o objetivo é maximizar, este ponto é a solução ideal: Z = 33 con x = 3 e y = 12.



Ponto extremo Coordenadas (x,y) Valor objetivo (Z)
O (0,0) 0
C (0,14) 28
G (3,12) 33
H (6,6) 30
F (8,0) 24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História da Programação Linear

O desenvolvimento de técnicas algébricas para se lidar com inequações lineares é algo bastante antigo. Durante o século XVIII, o matemático e físico Jean-Baptiste Joseph Fourier desenvolveu vários métodos inovadores para se resolver sistemas de ineqüações. Um dos principais algoritmos desenvolvido por Fourier foi o Método de Eliminação de Fourier–Motzkin. Durante a Segunda Guerra Mundial, novas tecnologias bélicas levaram à criação de grupos acadêmicos com o objetivo de resolver problemas como o uso eficiente de radares, canhões antiaéreos, escoltas navais, etc. O objetivo era sempre reduzir custos militares e buscar maximizar as baixas inimigas. Para resolver estes problemas, a Programação Linear mostrou-se extremamente útil. Os grupos acadêmicos que a utilizavam eram sempre mantidos secretos até o ano de 1947, após o término da guerra. Foi quando a Programação Linear passou a ser muito usada em empresas com o objetivo de reduzir despesas e maximizar lucros. Também no ano de ...

Método Simplex (parte 2) - Exemplo

Exemplo: método Simplex Solução através do método Simplex do Problema seguinte: Maximizar Z = f(x,y) = 3x + 2y sujeita às restrições: 2x + y ≤ 18                                   2x + 3y ≤ 42                                   3x + y ≤ 24                                   x ≥ 0 , y ≥ 0 Consideram-se as seguintes fases: Realizar uma mudança de variáveis e normalizar o sinal dos termos independentes. Realiza-se uma mudança na nomenclatura das variáveis. Estabelecendo a seguinte correspondência: x passa a ser X1 y passa a ser X2 Como os termos independentes de todas as restrições são positivos não é necessário fazer nada. Caso contrário, se deverá multiplicar por "-1" ambos os lados da inequação (considerando que est...